José Saramago...o seu livro para crianças e o Dia Internacional do Livro

Author: Pires // Category:
No Dia Internacional do Livro falámos do escritor português José Saramago e da história "A Maior Flor do Mundo", por ele ser um grande escritor da Literatura Portuguesa.
José Saramago vive em Lanzarote, nas Ilhas Canárias, em Espanha, mas é português. Ganhou o prémio Nobel da Literatura, em 1998.
Ele diz que não sabe escrever livros para crianças, porque escreve palavras difíceis.
No livro "A Maior Flor do Mundo", ele tenta contar uma história e pede desculpa às crianças. Pede ainda que sejam as crianças a reescrever a história para que ela possa ser lida pelos meninos de todo o mundo.
A história é esta...Era uma vez um rapaz que vivia numa aldeia com os seus pais.
Um dia ele foi pelas traseiras do quintal, atravessou um grande rio até que foi parar a uma montanha, onde viu uma pequena flor murcha.
Ele foi vinte vezes ao rio para ir buscar duas ou três gotinhas de água de cada vez, nas mãos, para regar a flor. Esta cresceu e tornou-se grande, bonita e dava muita sombra.
De tão cansado que estava, adormeceu debaixo de uma pétala com as cores do arco-íris.
Os pais e todas as pessoas da aldeia foram à procura dele e não o encontraram. Viram uma flor ao longe, numa montanha, que nunca tinham visto antes.
O pai e algumas pessoas da aldeia foram até ao cimo da montanha e viram o menino deitado debaixo da flor. Levaram-no para casa e fizeram-lhe uma grande festa.
O menino tinha feito renascer uma nova vida!
José Saramago, neste livro diz o seguinte aos adultos:
"E se as histórias para crianças passassem a ser de leitura obrigatória para os adultos? Seriam eles capazes de aprender realmente o que há tanto tempo têm andado a ensinar?"

23/04/08

Trabalho de Grupo de:

David - 4.º ano
Ana Sofia - 3.º ano
Ana Rita - 3.º ano
Emanuel - 3.º ano
Dave Machado - 4.º ano
Rosana - 4.º ano

0 Responses to "José Saramago...o seu livro para crianças e o Dia Internacional do Livro"

Enviar um comentário