No Fundo do Mar...

Author: Pires // Category:
Depois de termos trabalhado o poema "Fundo do Mar", de Sophia de Mello Breyner Andresen, a professora fez-nos uma proposta de trabalho que todos adorámos. Tínhamos que dar continuidade ao poema com ideias nossas.

Eu escrevi estes versos para partilhar convosco.

No fundo do mar há muitos peixinhos
São pequeninos e têm miminhos.

Ao chegarem os peixinhos
Os seus padrinhos
Brincam e dão-lhes beijinhos.

No fundo do mar há algas marinhas
Até parece que têm pintinhas.

No fundo do mar há grandes tubarões
Que são ferozes e comilões.

No fundo do mar há grandes baleias
Que os pescadores apanham
Com as suas teias.

No fundo do mar há muitas pedrinhas
Redondas,quadradas,muito bonitinhas.

No fundo do mar há muitas brincadeiras
Que parece que estão a jogar
Ao jogo das cadeiras.

No fundo do mar há grandes conchinhas
Que são todas amiguinhas.

David - 4.ºano

O peluche que tenho à minha frente...

Author: Pires // Category:
O meu peluche tem os olhos trocados. Tem seis sinais, as orelhas grandes, um só laço na cabeça, porque um outro se perdeu. Tem um rabo pequenino e a roupa dele é de várias cores. Os olhos dele são pretos e chama-se Olhos Trocados, porque os olhos são assim.
É um grande companheiro, gosto muito dele.
O seu melhor amigo é o Boby, porque é o cão (peluche) do meu companheiro de mesa.
O Olhos Trocados gosta muito de mim, porque trato dele e faço-lhe festinhas.
Eu adoptei-o e inventei-lhe um bonito nome.
Todos os meus colegas de aula gostaram do nome.

DAVID - 4.ºano.

As enfermeiras voltaram à escola...

Author: Pires // Category:
Nesta visita, as senhoras enfermeiras, juntaram todos os meninos.
Apresentaram uma peça de teatro em que as personagens eram os dentes, a língua e a bactéria que provoca as cáries.
Apareciam, também, uma escova e uma pasta-dos-dentes com flúor.
Explicaram, através da peça, a importância de lavar os dentes três vezes por dia e cada vez que comemos chocolates, bolos e coisas açucaradas.
Exemplificaram a forma correcta de lavar os dentes e relembraram-nos a quantidade de pasta que devemos colocar na escova-dos-dentes.
Para fazermos uma boa higiene oral devemos colocar pasta na escova, o equivalente a uma unha do dedo mindinho, e lavar em movimentos circulares os dentes, lavar a língua e o interior da boca. Devemos fazer o bochecho, com flúor, de quinze em quinze dias.
A escova não deve ser muito dura nem muito suave.
A enfermeira Dulce fez de menina Dulcinha. Esta menina só comia chocolates, não gostava de sopa, passava os dias a jogar computador e não gostava de tomar banho. Pela manhã bebia logo coca-cola para lhe dar energia!!
Aproveitaram para nos explicar melhor a roda dos alimentos e fizemos um jogo em que tinhamos que completar essa roda com os seus componentes, explicando sempre as sua funções.
Também falámos na necessidade de fazermos a separação do lixo.
Por fim ouvimos e cantámos uma canção sobre a alimentação.
Estas visitas são sempre muito boas, porque as pessoas ligadas à saúde dão-nos bons conselhos.

O perímetro e a área...

Author: Pires // Category:
A aula sobre o perímetro e a área foi muito importante para nós.
A professora deu-nos quadradinhos de vários tamanhos e cores e mandou-nos fazer figuras com 3, 9, 12... quadrados.
Depois, deu-nos como unidade de medida um lado do quadrado para acharmos o perímetro e um quadrado para encontarmos a área.
Pudemos ver que figuras com o mesmo número de quadrados têm áreas iguais mas podem ter perímetros diferentes.
Figuras com menor número de quadrados podem ter um perímetro maior que outras com mais quadrados.
Aprendemos que para calcularmos o perímetro somamos todos os lados de uma figura; um terreno, um canteiro....
Para calcularmos a área multiplicamos dois lados(A=lxl). Que a área é o espaço no interior das fronteiras.
Também fomos desenhando as figuras que formávamos numa folha quadriculada e fomos ao quadro desenhar as diversas figuras, calculando o perímetro e a área.
Foi muito bom comparar estas construções e ouvir as explicações que cada colega dava dos resultados que obtinha.


Estas duas noções foram dadas em várias sessões.



Turma dos 3.º e 4.º anos

O objecto pessoal de que eu mais gosto...

Author: Pires // Category:
O objecto pessoal de que mais gosto é o meu diário.
Nele, eu escrevo como passei o dia, a tarde, os meus dias favoritos, etc.
Eu gosto muito do meu diário, porque lá escrevo tudo .
Às vezes a minha mãe ajuda-me.
Eu escrevo no meu diário para me lembrar das coisas que aconteceram já há muito tempo.
Ele é cor-de-rosa, com corações e tem um cadeado para ninguém o ler.
A informação mais importante foi o nascimento da minha irmã.
Foi a minha prima que mo ofereceu.

Joana , 3º. ano

Com as palavras... forma um texto...

Author: Pires // Category:
Era uma vez um carrossel onde o violino gostava de ir passear.
Ele via muitas coisas bonitas e engraçadas .
O violino queria comprar um tambor e viu se tinha dinheiro. Como ainda tinha algum, comprou um tambor. No dia seguinte foram brincar para a praia e o tambor viu os outros colegas. Eles já não se viam há muito tempo. Um chamava-se Piano e a outra era a Harpa.
Eles inventaram musicais com uma bateria.
Ficaram todos muitos amigos.

Sara - 3.º ano

O aniversário da ....descobre!!!

Author: Pires // Category:

Dá beijinhos à Menina do Mar...

Author: Pires // Category:

Vamos escrever um texto...

Author: Pires // Category:
A professora sugeriu-nos uma actividade de escrita com as seguintes palavras: violino, piano, harpa, musicais, carrossel, tambor e bateria.

Estas palavras foram retiradas de uma poesia que trabalhámos na aula. É da autora Luísa Ducla Soares, "O Ratinho Musical", do livro "A Gata Tareca e Outros Poemas Levados da Breca", da Editorial Teorema .

Um dia, um ratinho andava de carrossel e encontrou uma ratinha. A ratinha era tão bonita que parecia uma rosa .
Um violino que andava por lá, viu os dois a conversarem e disse:
-Harpa, harpa.
-Aaah!... Aaah!... Que queres?
-Anda cá.
-Fazer o quê?
-Ver o rato e a rata a conversarem.
Os pianos acordaram com aquele barulho e disseram todos em coro:
-Que barulheira é esta? É melhor irmos ver.
As notas musicais estavam a divertir-se e ao ouvirem aquilo disseram:
-Vamos ver.
A bateria estava a tocar na banda e, ela e os outros musicos, ouviram também a barulheira. Admirados disseram:
-Não deve ser nada, vamos continuar.
O tambor tocava, tocava e ao mesmo tempo ria-se:
-Ah! Ah! Ai, ai que bonito. Os dois fazem um par tão lindo!
Os instrumentos não estavam de acordo, mas aquele amor era tão lindo!
Eles estavam muito felizes...

Ana Sofia - 3.ºano

Dia de São Valentim...

Author: Pires // Category:
A nossa turma, para comemorar o dia 14 de Fevereiro, Dia dos Namorados, fez um concurso de poesias sobre o amor.
Todos escrevemos poesias que colocámos, sem identificação, em cima de uma mesa.
Fomos tirando as poesias aleatóriamente e lemos para toda a turma.
Ao terminarmos a leitura seleccionámos as três mais bonitas e os seus autores apresentaram-se.
Neste dia também houve um menino, o Diogo, que ofereceu uns brincos e uma pulseira a uma menina, a Lara.
Este gesto foi muito apreciado por todos os colegas. Ele demonstrou todo o carinho que tem por ela.
Também fizémos uns cartões alusivos a este dia.
A professora Angelina arranjou um modelo e em conjunto com a nossa professora e com todos os alunos fizemos o cartão.
Ficou muito giro!
Adorámos este dia!
Viva o dia 14 de Fevereiro, dia de São Valentim o santo padroeiro dos namorados.

Turma dos 3.º e 4.º anos

Dia dos Namorados...

Author: Pires // Category:
O Sol a brilhar
A Lua a chorar
O Dia de São Valentim
É o dia de namorar.

Dia de São Valentim
Dia de muito amor
Todos os namorados
Oferecem uma flor.

Ana Sofia - 3.º ano

Poesia "Dia dos Namorados"...

Author: Pires // Category:

Gosto de ti porque gosto
Gosto de ti porque sim
Gosto de ti e aposto
Que tu também gostas de mim.

Quem me dera ser água
Pelas fontes a correr
Para te dar beijinhos
Quando tu lá fores beber.

A dormir sonho contigo
Acordo, penso em ti
Esquecer-te não consigo
Desde o dia em que te vi.

David - 4.º ano

Concurso "Dia dos Namorados"...

Author: Pires // Category:
Ó meu amor
Ó minha amada
Serás para sempre
A minha namorada.

Ó meu amor
Ó meu amorzinho
Anda cá e dá-me
Um beijinho.

Neste dia tão bonito
Um beijinho te vou dar
Quero-te dizer meu amor
Que contigo quero namorar!

O 14 de Fevereiro
É uma data que está escrita
És a mulher que eu amo
E és a mais bonita.

Diogo - 4.º ano

Dia dos Namorados...histórias belas de amor

Author: Pires // Category:
Cleópatra, foi a última rainha ,o último "faraó", do Egipto. Apaixonou-se por um imperador romano...Veja aqui a história desta raínha...

Helena de Tróia, Romeu e Julieta...são igualmente histórias de
amor que marcaram a história...
Histórias que são relembradas no dia dos namorados.
Descobre o código segreto do AMOR aqui
14 de Fevereiro

Os meios aquáticos e as formas de relevo...

Author: Pires // Category:
Hoje, para sabermos melhor as formas de relevo e os meios aquáticos, fizemos uma maqueta com plasticina.
Na maqueta fizemos uma planície, um planalto, um vale, uma montanha, uma serra, um rio, margens esquerda e direita, lago, mar, afluente, nascente e foz.
Depois fizemos umas etiquetas a dizer os nomes dos meios aquáticos e das formas de relevo.
Quando terminámos estivemos a rever o que demos e fizemos jogos, retirando as etiquetas e voltando a colocá-las no sítio certo, em grupos de dois alunos.

Ana Rita 3.º ano
Ana Sofia 3.º ano

A Menina do Mar vai conhecer o lago da carpa...

Author: Pires // Category:
Um dia, a Menina do Mar pensou em ir saber onde ficava o lago da carpa.
Convidou uns amigos a irem com ela conhecer esse lago.
O polvo e o peixe estavam com medo de ir lá, porque se dizia que nesse lago aconteciam coisas estranhas. Mas a menina conseguiu convencê-los.
Pelo caminho, encontraram uns animais marinhos a quem procuraram o caminho para chegarem ao lago da carpa. Disseram-lhes para terem muito cuidado, porque podiam encontrar vários perigos.
A menina agradeceu e continuaram o caminho.
Ao chegarem ao lago da carpa eles descobriram que afinal o que contavam sobre o lago não era verdade, pois eles conversaram com a carpa e gostaram muito de a conhecer.

Fusão das histórias "A menina do Mar" e "O Segredo do Rio"

David 4.º ano

Como proteger os animais...

Author: Pires // Category:
Os animais são nossos amigos, não os devemos matar.
Devemos protegê-los.
Devemos mantê-los em sítios higiénicos e livres de perigo, para que os outros animais não lhes possam fazer mal.
Temos que ter cuidado com os animais quando estão doentes e levá-los ao veterinário para que a doença não se complique.
Os animais deviam estar com pessoas que saibam cuidar deles, porque também querem carinho.
Eles devem ser bem cuidados quando nascem e quando são grandes.
Ser animal na casa de algumas pessoas é muito triste, porque há pessoas que não sabem cuidar dos animais.
Todos os cães que andam abandonados deveriam estar num canil , bem seguros e protegidos dos que os querem matar.
Eu não tenho nenhum cão, porque não tenho onde o ter, para o ter mal estimado prefiro não o ter.
Tenho mais animais, mas tenho-os bem portegidos, porque tenho condições onde os ter.
Se toda a gente fizesse como eu não havia animais desprotegidos.

Diogo Gomes 4.º ano.

Ciclo da água...divertido!!

Author: Pires // Category:

Eclipses Lunares....

Author: Pires // Category:

Sistema Solar...

Author: Pires // Category:


É interessante...vejam!!!

A nossa escola pequenina da aldeia....

Author: Pires // Category:
Nas escolinhas pequeninas da aldeia, podem crer, são mais as vantagens que as desvantagens.
Nestas escolinhas, há de tudo um pouco; estudo, diversão, muita atenção, companheirismo, afecto, amizade, ajuda, ....um cem número de palavras que poderiam ser escritas para descrever as nossas vivências e os nossos sentimentos.
Aqui somos todos uma família!
As escolas próximas e a comunidade são gente pura que admira tudo que fazemos e somos.
Quando há actividades a desenvolver, nós optamos sempre pelo meio que nos acarinha. Esse meio, já sabem, é toda a gente que vemos no dia-a-dia à nossa volta....os que nos dão atenção com os olhares e palavras meigas .
Quando vamos à cidade participar em actividades ficamos felizes...claro!!
Imaginem o que é descobrir coisas novas!!
Mais uma saidinha e vimos carregados de ideias e energia para presentear os nossos amiguinhos da quinta ao lado...aquele que oferece maçãs para comermos na escola, ou aquele que fala connosco quando passa com as ovelhinhas, a padeira que nos tráz o pão e os bolos à hora do recreio...enfim...tanta gente boa e interessante!
A Natureza está mais próxima...
Aprendemos a fazer e a ser...

Jogo de Futebol Entre EB1 de Vila Nova de Veiga e EB1 de Outeiro Jusão

Author: Pires // Category:

Hoje, dia 8 de Fevereiro, pelas 14 horas realizou-se um jogo de futebol entre as EB1 de Vila Nova de Veiga e Outeiro Jusão.
A euforia era tanta que parecia um derbi entre o Sport Lisboa e Benfica e o Futebol Clube do Porto!!!
As meninas da escola faziam parte da claque e abriram o espectáculo com uma dança ritmica de alto nível...eh, eh, eh...
Depois de apresentadas as duas equipas e dos respectivos cumprimentos entre os jogadores procedeu-se à escolha de campo, com a moedinha.
Iniciou-se o jogo com 6 jogadores em cada equipa.
As meninas dançavam e apoiavam os jogadores.
O entusiasmo subiu ao rubro com o primeiro golo dos vilanovenses.
Primeiro, segundo, terceiro.....sexto. Estavam em delírio total.
Já nos minutos de prolongamento, Outeiro Jusão conseguiu pontuar... Lá entrou o primeiro e único golo.
Priiiiiiiiiiiiii......O jogo terminou.
A claque fechou o encontro com mais uma exibição de dança.
As equipas cumprimentaram-se.
Todos os alunos se organizaram para a fotografia de grupo.
A parte mais empolgante foi quando os capitães de equipa foram chamados para receberem os prémios.Dois pares de raquetes e respectivas bolas de ping-pong.
Euforia total!!!
Mais uma modalidade a treinar para novo encontro entre escolas.
O convívio terminou com um lanche, onde todos os alunos e professores puderam saborear o clima de alegria que pairava no ar.
Ficou prometida a desforra da escola visitante....eh, eh, eh...
Foi um dia adorável!!!!
Os professores contribuíram em muito para esta nossa felicidade.
Todos os pormenores foram estudados minuciosamente; a bola, pompons, pinturas, prémios, lanche, fotografias...
Este espírito saudável entre escolas é uma mais-valia para que possamos ver a escola como um lugar de alegria, bem-estar e para onde vamos todos os dias sem medos, receios e constrangimentos.

VIVA A ESCOLA!!!

Texto colectivo

Raia no Oceanário...

Author: Pires // Category:

As nossas pinturas...

Author: Pires // Category:


*****
*****

******** ******



*********
*********

Desfile de Carnaval na nossa aldeia...

Author: Pires // Category:
Hoje foi um dia especial para a pequenada.
O dia tão esperado chegou!
A azáfama era muita e toda a gente ultimava os preparativos.
Finalmente íamos defilar pelas ruas da aldeia.
Este ano o tema eram as profissões. Nós optámos por várias. Muitas delas ligadas ao cinema!
Vestimo-nos, pintámo-nos e quando estavamos para sair chegaram os meninos e as professoras da escola de Outeiro Jusão.
Foi um encontro muito giro, porque eles vinham vestidos de professores. Traziam uma música dedicada ao empenho, carinho e profissionalismo dos professores que são os nossos segundos pais.
Aproveitámos a sua presença para os convidarmos a desfilarem connosco pela aldeia.
Todos cantámos enquanto desfilavamos, lançavamos confetis e serpentinas:
As pessoas saíram à rua para nos verem e ficaram muito contentes.
Mais uma vez cumprimos com a tradição e presenteámos as gentes da nossa aldeia com a nossa presença.
Não podemos deixar "morrer" esta tradição.
A Escola tem a obrigação de tornar as aldeias ainda mais vivas!!!
A nossa missão foi cumprida com sucesso.

Turma dos 3.º e 4.º anos


Trabalhinhos de Carnaval...

Author: Pires // Category:
Os nossos trabalhinhos de Carnaval foram simples, mas muito originais.
Ora vejam!!!!
Turma dos 3.º e 4.º anos