Dia da Amizade...

Author: Angelina // Category:

14 de Fevereiro, Dia do amor e da amizade

Na nossa escola festejámos este dia elaborando cartões e escrevendo textos sobre a amizade.





O que é para ti a amizade?

Para mim a amizade é um sentimento muito importante, porque sem ela éramos solitários e sem ninguém para desabafar, para brincar e para viver.
A amizade também serve nos maus e bons momentos da vida.
Eu uma vez ajudei uma amiga que tinha feito uma pequena asneira.
A amizade é um sentimento muito bom, que nos faz rir e às vezes chorar. É um bem que não podemos perder.


Lara Ramos – 4ª Ano





Para mim a amizade é ser amigo de uma pessoa, é apoia-la nos momentos bons e maus.
Um dia eu fiz um acto de amizade, as minhas amigas pintaram a parede da escola, e eu ajudei- as a limpar.
Elas no fim agradeceram-me.
Eu fiquei muito feliz por realizar um acto de amizade para com elas.
Também realizo outros actos de amizade, quando ajudo a minha mãe nas tarefas de casa.
Por isso ajuda as pessoas que precisam de ti, assim te sentirás bem, e vais sentir prazer do que fizeste para com as pessoas.


Joana Vinhais – 4ºano




A amizade é um sentimento que nós transmitimos às pessoas de quem gostamos. É ajudar os outros quando precisam, perdoar quando se zangam, brincar com todos, sejam de que raça ou país forem, não maltratar os amigos, brincar todos juntos sem zangas. Quando trazemos alguém para nossa casa, não devemos gritar, nem escolher só nós as brincadeiras.
A união faz a força.
Um por todos e todos por um.



Ana Sofia - 4º Ano





A amizade para mim é uma coisa muito especial.
É ser amigo de alguém sem nunca nos esquecermos dele, é estar sempre presente.
Ter um amigo em quem podemos confiar as nossas coisas.
Há muitos tipos de amizade. Entre amigos, entre irmãos, entre companheiros de escola.
Gostava que todas as pessoas do mundo tivessem amizade umas pelas outras, porque assim já não havia tantas guerras e tantas discussões.


Gonçalo -2º ano

Carnaval na nossa aldeia...Vila Nova de Veiga!!

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Disfarçámo-nos e fomos pela aldeia festejar o Carnaval.
Caminhámos em direcção a Outeiro Jusão para festejarmos com os meninos de lá.
Dançámos, lançámos confetis e às 11h voltamos a pé para a nossa escola.
Foi um dia muito divertido!!!

Consegui!!! A Lampada acendeu.

Author: Pires // Category:
Eu sou do 1.º ano e também fiz acender uma lâmpada com dois fios diferente,s mas ambos metálicos. Sou a Sara.

Como é que a Lara conseguiu!!!????

Como fazer acender uma lâmpada?

Author: Pires // Category:













Inicialmente foram distribuídas pilhas de 4,5v, casquilhos, lâmpadas de 3,5v, fios eléctricos e outros fios. Os alunos manusearam o material e foram brincando com os mesmo.
A professora questionou-os sobre a utilidade do material e houve alguns alunos que descobriram a questão problema "Como fazer acender uma lâmpada?"
Enunciaram as ideias prévias e houve alunos que diziam que bastava ligar um fio eléctrico à pilha e outro à lâmpada e esta acenderia.
Começaram a utilizar o material e houve um aluno que rapidamente construiu um circuito eléctrico simples.
Os restantes alunos acharam piada e começaram a emitá-lo, conseguindo também construir um circuito eléctrico fechado.
Posteriormente fizeram acender a lâmpada só com um fio eléctrico.
Também se pretendia que fizessem acender a lâmpada sem fios, o que veio a ser conseguido pois perceberam que bastava que as patilhas da pilha tocassem na parte metálica da lâmpada.
No final puderam aperceber-se que algumas ideias prévias estavam erradas.
Com a ajuda da professora construíram a conclusão relativamente à questão problema.
16/02/2009

Dia do Doente!! 11 de Fevereiro

Author: Pires // Category:
No âmbito do projecto Projecto Educação para a Saúde, as escolas do 1.º CEB, Jardim de Infância de Chaves, Certificação de Adultos e 5.º B levaram a cabo algumas actividades no Lar de Santa Marta, em Chaves. Estas actividades ajudaram os mais idosos a passarem uma tarde mais animada.

Como se propaga a Luz?

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A Luz popaga-se em linha recta e em todas as direccções.

Quantas imagens vemos em dois espelhos planos?

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O número de imagens aumenta de acordo com o ângulo formado entre os dois espelhos.
Quanto menor for a amplitude do ãngulo maior é o número de imagens.
Com dois espelhos colocados paralelamente, as imagens são infinitas.
Estas experiências com os alunos do 1.º CEB enquadram-se no âmbito da formação das Ciências Experimentais, programa em parceria entre o DGIDC e a UTAD.

Author: Angelina // Category:

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Os Reis:



Como é hábito em anos anteriores, também este ano fomos cantar os Reis, pelas ruas da aldeia.

Na escola ensaiamos algumas canções, relacionadas com os Reis.

Fizemos alguns instrumentos musicais, maracas, reco-recos, tambores...

Saimos da escola e fomos percorrer as ruas da aldeia.

Também fomos à escola e ao Jardim de Infância de Outeiro Jusão.
Juntámos muitas guloseimas.

Apesar de estar muito frio, foi muito divertido.

As pessoas ficaram muito contentes por nos verem.


Lara 4º ano